Oficina

Roteiro com Orlando Senna

Através da metodologia brainstorm contínuo, com as propostas apresentadas por cada participante sendo pensadas, discutidas e materializadas por todos, incluído o condutor, a oficina de roteiro objetiva uma criação coletiva, dinâmica, de grupo, visando, não chegar a um roteiro completo (não há tempo para isso), mas sim que os participantes, ao final do exercício, estejam aptos a escrever um bom roteiro. Para tanto, abordaremos temas e exercícios pertinentes à sua construção: logline (ideia), storyline, argumento, estrutura (escaleta), tratamentos. Na primeira etapa, haverá a criação ou recriação de relatos sem definir seu formato final — a literatura, a oratória, o teatro, a dança, a mímica, a pintura, a música, o cinema – a preocupação será apenas a do relato em si.

A segunda etapa compreenderá o direcionamento dessa habilidade para o formato de uma tecnologia contemporânea e em constante evolução, para uma arte que só pode se materializar através de máquinas — ou seja, para o cinema e seus derivados.

Oficineiro

Orlando Senna

Orlando Senna é cineasta, escritor, jornalista baiano. Atualmente, é membro do Conselho da Fundación Del Nuevo Cine Latinoamericano. Atuou como diretor e roteirista dos filmes Iracema – Uma Transa Amazônica, Diamante Bruto, Brascuba, Gitirana, Idade da Água. Autor de roteiros para TV e cinema, entre eles, O Rei da Noite, Coronel Delmiro Gouveia, Abrigo Nuclear, Ópera do Malandro, Oedipus Major.

Seus filmes foram premiados nos festivais de Cannes, Taormina, Pésaro, Havana, Brasília, Rio de Janeiro. Pelo caráter inovador de Iracema, recebeu o prêmio Georges Sadoul, da França e o Grimme, da Alemanha. Tem na lista de filmes mais recentes: Sol da Bahia e Longe do Paraíso, longas-metragens, ambos de 2019, e a telessérie documental Amores Cubanos, com direção de Alice Andrade, 2020.

Foi diretor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (Escola de Cuba), da qual é um dos fundadores, Secretário Nacional do Audiovisual, diretor geral da TV Brasil, presidente da TAL-Televisión América Latina, diretor de programação do CINE BRASIL TV e conselheiro da Spcine-Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo.