Oficina

Desenho de Produção com Solange Lima

A oficina objetiva mostrar como a produção pensa e sistematiza a execução de todo e qualquer projeto, em específico, no audiovisual. Abordaremos como o produtor, junto a sua equipe, gerencia a imensa quantidade de tarefas administrativas, técnicas e artísticas, estuda custos; planeja prazos; oficializa atos legais e jurídicos; controla receitas e despesas, promove parcerias e coproduções em cinema e TV. Incluindo temáticas como: orçamento, financiamento público e privado (leis de incentivo), editais e marketing direto, colaboradores diretos (roteirista, orçamentista, consultor, diretor artístico, controler, assessorias jurídicas e de imprensa, contador e marketing), entre outras, buscaremos sistematizar o funcionamento deste setor tão essencial às produções audiovisuais.

Oficineira

Solange Lima

Solange Lima é produtora de cinema e agitadora cultural. Com mais de 30 anos de atuação no mercado audiovisual é uma das referências do cinema baiano e brasileiro. Coordenou a produção do primeiro longa-metragem da Bahia, no período que marcou a volta da produção audiovisual brasileira depois da ditadura – 3 Histórias da Bahia – em 2001, produzido pela Truq Filmes e Vídeos. Sócia da Araçá Filmes, criada 1996, empresa que já realizou mais de 15 curtas, mais de 10 documentários e longas, entre coprodução e produção.

Com uma estendida experiência em produção e comercialização, atuou em diversos curtas e longas de ficção e documentários, entre eles: Capitães de Areia (Cecilia Amado); Canudos (Sergio Rezende); Samba Riachão (Jorge Alfredo Guimarães); Na Terra do Sol (Lula Oliveira); Lotação (Paulo Alcântara).