Oficina

Direção e as sete artes do cinema com Cecilia Amado

A oficina visa tratar, de forma detalhada, a relação da direção com os diversos departamentos criativos na construção de um filme. A partir do case do longa-metragem baiano Capitães da Areia, vamos destrinchar todas as etapas de um filme, desde a análise técnica e criativa do roteiro até a finalização e masterização, sempre sob a ótica da direção. Passando pela relação criativa e pragmática com a direção de arte, caracterização, fotografia, som e montagem, além do elenco, claro. Falaremos também sobre como montar a própria equipe de direção e sobre a sua divisão de tarefas.

A oficina é voltada para profissionais ou pessoas que querem ingressar na área da direção cinematográfica, produção e todos os departamentos do audiovisual, videomakers e, ainda, para amantes da sétima arte que querem entender um pouco mais sobre os bastidores dos filmes.

Oficineira

Cecilia Amado

A diretora Cecília Amado iniciou sua carreira em 1995 e atuou durante 15 anos como assistente de direção no cinema e na TV. Roteirizou seu primeiro longa-metragem, Capitães da Areia (2011) e desde então está à frente da produtora Tenda dos Milagres, onde dirigiu filmes como Onde Dorme os Sonhos e Tempestade Emocional, bem como as séries Da Manga Rosa, Meu Irmão Nerd e Toda Menina Baiana, entre outras.  Atua também como produtora, roteirista e arte-educadora.

Seus novos projetos trazem a marca do “cinema de mulher”, tanto no conteúdo como na abordagem: para a TV, trabalha na finalização da série “Toda Menina Baiana” e se prepara pra filmar o especial “Beleza da Noite”, para a Rede Bahia.