Tema

FECIBA 7: Dentro de casa, asa!

Todo ano uma expectativa. Esse é o sentimento de quem acompanha o Festival de Cinema Baiano (FECIBA), realizado pela primeira vez em 2011, e que levou para o interior da Bahia, nas seis edições realizadas até 2016, nada menos do que 282 filmes de realizadores baianos. Filmes que não seriam exibidos facilmente nas salas de cinema, nem na televisão. Uma missão capitaneada pelo Núcleo de Produções Artísticas (Núproart) e da Voo Audiovisual, criadores e realizadores do evento.

Cinco anos se passaram desde a última edição do Festival, mas sabemos que de lá para cá as produções não pararam, já que baiano é, por natureza, inquieto e criativo, e a Bahia, oficialmente, figura em sexto lugar entre os estados com maior número de produtoras audiovisuais cadastradas na Agência Nacional de Cinema.

Mas exatamente no ano em que a pandemia da COVID-19 obriga a humanidade a ficar em casa, eis que, ainda assim, o cinema não deixa de ser produzido. De dentro de casa, nós vemos o mundo; de dentro de casa, nós nos expressamos sobre o mundo. Câmeras analógicas, digitais, celulares: com tudo se pode fazer cinema, porque cinema é expressão.

Um ano depois de iniciarmos os protocolos que incluíam o distanciamento social, descobrimos que o cinema resiste, pois “Dentro de casa, asa”. E ainda assim é possível voar. Por isso, o FECIBA 7 traz este tema, para lembrar que é importante seguir, não se deixar paralisar.

Buscando dar vazão ao que foi produzido nesse hiato do Festival, a programação desta edição, além de exibir 50 filmes produzidos nos últimos cinco anos, vai também realizar de forma online e gratuita 20 lives/debates e quatro oficinas de formação.

De 15 a 26 de março de 2021, o FECIBA volta para ocupar as suas telas; pautar os diálogos; impactar ainda mais produtores, diretores, realizadores, estudantes e demais entusiastas do cinema; e potencializar este espaço onde o cinema baiano é celebrado.

Lembramos que esta edição tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Pegue a sua pipoca e boas sessões!