FECIBA Festival de Cinema Baiano

A sétima edição do FECIBA – Festival de Cinema Baiano será online, entre os dias 15 a 26 de março de 2021 (10 dias) e pretende consolidar o evento que é a Vitrine do Cinema Baiano. Em seis edições do FECIBA, já promovemos 18 oficinas, com um total de 216 horas/aula, formando mais de 360 pessoas para as respectivas áreas oferecidas. Foram exibidos mais de 282 filmes, dentre curtas, médias e longas, em diferentes formatos e mostras, possibilitando tanto que filmes de realizadores do interior do estado, quando filmes de realizadores da capital sejam exibidos nas telas do FECIBA. Um total de mais de 154 horas de filmes exibidos atraindo mais de 12.000 espectadores.

Devido à pandemia do Coronavírus e a necessidade de nos mantermos em quarentena e em isolamento social, o FECIBA.7 encontra como solução, realizar um evento totalmente diferente do que já foi feito, inclusive a sua realização online.

Nesta edição, pretendemos EXIBIR 50 FILMES lançados nos últimos 05 anos que o FECIBA não foi realizado. Serão 10 filmes de longas-metragens, 10 filmes de médias-metragens e 30 filmes de curtas-metragens.

Durante os 10 dias do evento, realizaremos 02 LIVES/DEBATES diárias. Uma pela tarde para debatermos os curtas-metragens e médias-metragens e uma à noite para debatermos 01 longa-metragem, totalizando 20 LIVES/DEBATES.

Para formar e aperfeiçoar mão de obra qualificada no audiovisual baiano, profissionais com bastante reconhecimento no mercado realizarão 04 OFICINAS, no período da manhã. As oficinas terão 06 horas/aula, serão gratuitas, abertas ao público, prevendo 30 selecionados por oficina, os quais serão selecionados mediante apresentação de currículo e proposta de intenção para participação nas Oficinas.

Realizaremos 02 LIVES/SHOW, uma de Abertura e outra de Encerramento, contratando artistas baianos para realizarem shows, visando expandir público, além de comemorarmos mais uma edição do evento junto com o nosso público.

Todos os debates terão INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS, como forma de levar acessibilidade, o que possibilitará ainda mais o alcance de público, além de promover inclusão.

A sétima edição do Festival de Cinema Baiano, pretende fechar a lacuna de 05 anos sem edições do evento, devolvendo uma ação de formação de público tão importante para a Bahia, que só traz visibilidade às nossas produções e ao nosso estado. Realizar o FECIBA em 2021 é possibilitar que o Cinema Baiano, seus realizadores e realizadoras, encontrem nesse espaço, uma plataforma de diálogo para construirmos o futuro da nossa cinematografia.

A sétima edição do FECIBA é uma produção do Núcleo de Produções Artísticas (Núproart) e da Voo Audiovisual. Esta edição tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.