Sobre

O FECIBA – Festival de Cinema Baiano – chega no ano de 2016 a sua sexta edição premiando e promovendo a produção audiovisual baiana. O evento, que tem como vocação a promoção e premiação do cinema produzido na Bahia, acontecerá pela primeira vez, em 03 cidades diferentes do estado, Juazeiro, Feira de Santana e Itabuna, respectivamente nos meses de abril, maio e junho de 2016.

Em cada cidade por onde o FECIBA.6 passar haverá 03 dias de evento, apresentando uma programação diversificada, dividida em 07 mostras. a Mostra Competitiva de Curtas, a Mostra Atualidades, a Mostra Retrospectiva, Mostra Infantojuvenil, A Mostra Bahia Afora, A Mostra Bahia Adentro e a Mostra Sexualidades.

Com uma programação variada e dinâmica, composta por mostras de filmes, homenagens, premiação, oficinas de formação para o audiovisual e workshops, além de promover o encontro entre os realizadores e o público, através de bate-papos presenciais e on-line.

Desde 2011 o FECIBA vem promovendo um deslocamento das discussões a respeito do cinema e do audiovisual baiano para o interior do estado, movimento importante para o fortalecimento das políticas culturais e enfocando a regionalização como um fator importante para a construção da diversidade de identidades dentro do estado da Bahia.

Mais de 10 mil pessoas já circularam nas cinco edições anteriores do festival e assistiram a 221 filmes, entre curtas, médias e longas metragens, número que evidencia a necessidade da formação de plateia, além de aproximar e propiciar a identificação da população sul baiana com o cinema produzido em seu estado, onde ela pode mais facilmente se ver representada.

O FECIBA.6 foi contemplado pelo edital 02/2015 – Agitação Cultural – Dinamização de Espaços Culturais da Bahia, vinculado ao Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e a realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.