Mesa

Podemos!

A mesa dialoga sobre o tema “Podemos”, que abarca uma série de questões relativas ao contexto político internacional, focando no âmbito da construção de políticas públicas para o audiovisual nacional e enfocando a regionalização como um fator importante para a construção da diversidade de identidades dentro do estado da Bahia.

Como podemos mensurar a concretização do incentivo cultural as cidades do estado da Bahia, levando em consideração que a fomento a infraestrutura local é uma das principais metas do Plano Nacional de Cultura? O interior tem mesmo sido o foco principal na construção das políticas públicas culturais? Como podemos construir uma política pública de audiovisual no nosso país? Podemos formar um mercado? Além dessas questões, a mesa intenta falar sobre as novas formas de produção, distribuição e exibição, a exemplo dos coletivos, que priorizam a experimentação, o processo, a (re)invenção e, fundamentalmente, representam o encontro de profissionais dispostos ao novo e a criticidade do que está posto.

Por fim, a conversa pretende entender como todas estas demandas influenciam ou deveriam influenciar na construção de um mercado que dê o merecido valor ao papel de cada trabalhador do audiovisual. Como podemos transformar a nossa realidade social e construir políticas públicas para o Audiovisual que mostrem a cara do nosso país, sem precisar abusar do estereótipo, mas mostrando como ele é de fato, diverso?


José Araripe Jr.

Diretor, roteirista, formado em artes plásticas com especialização em cinema pela UFBA. O cineasta natural de Ilhéus foi convidado, em 2005, pelo ministério da Cultura na gestão Gilberto Gil, a assumir a gerencia do CTAV – Centro Técnico Audiovisual. Foi gerente do núcleo programas especiais da TV Brasil/RJ, da EBC Empresa Brasil de Comunicação. Sua vasta filmografia é composta pelos premiados: A Bahia do Afoxé Filhos de Gandhy – 2005; Esses Moços –2004; entre outros. Atualmente, Araripe é Diretor de Programação e Conteúdos da Televisão Educativa da Bahia.

Gleiciara Ramos

Formada em Artes Plásticas pela EBA/UFBA (2000) Professora Substituta de Percepção Visual, Técnicas de Representação Gráficas da UFBA (2002 a 2004). Atualmente, assume a Secretaria Geral do CNC (De 2013 até hoje); Membra do Colegiado de Audiovisual da Bahia. Coordenadora do projeto Segundas Cineclubistas (2013 qté hoje); Delegada sindical do SINDIRECEITA- DS SALVADOR/BA (De 2008 até hoje); Representante Institucional e da Frente de Formação e Produção da UCCBA – União de Cineclubes da Bahia (2010 a 2013); Diretora Regional/Bahia do CNC- Conselho Nacional dos Cineclubes (2008 a 2010); Monitora e oficineira do MINC – Programa Cine Mais Cultura na Bahia (2008 a 2011); Educadora de Artes e de Educação Tributária, entre outros cargos. Fundou o Cineclube Jaguatirica, como o cineclube do SINDIRECEITA; Roteirista do filme “Lumia eu”. Delegada setorial do Audiovisual na III Conferencia Estadual de Cultura, em Vitória da Conquista (2011); Fundadora da DISTRIBUIDORA CINECLUBISTA MAR DIGITAL (2012).

Bertrand Duarte

Bertrand Duarte iniciou sua carreira no teatro em 1980. Sua última participação numa peça foi em 1986 na comédia “Deus” de Wood Allen, dirigida por EdgardNavarro. Participou de encenações de importantes diretores teatrais como Ewald Hackler, Antonia Adorno, Luiz Marfuz, Manoel Lopes Pontes, Álvaro Guimarães, Arly Arnaud e Walter SeixasJúnior. Ainda sob a direção de Navarro, Bertrand desponta no cinema com o surpreendente “Superoutro”um média metragem que conquistou o Festival de Gramado em 1989 ganhando os prêmios de melhor ator, melhor diretor e melhor filme. Daí em diante, envereda-se pelo áudio visual, firmando-se como protagonista dos longas-metragens “ALMA CORSÁRIA” (1996) de Carlos Reinchebach; “PAU BRASIL” (2009) de Feranando Belens; “O HOMEM QUE NÃO DORMIA” (2008) de Edgard Navarro e estreando internacionalmente em 2009 como um dos atores principais do filme “Dawson – Isla 10” do chileno Miguel Littín. Em televisão, Bertrand é atualmente o apresentador do programa infanto-juvenil “O Teco Teco” da TV BRASIL e recentemente esteve também entre os personagens centrais de “Gabriela” da Rede Globo, emissora que contabiliza a participação do ator em dez montagens da casa. Bertrand é ator premiado em cinema nos festivais de Gramado, Curitiba, Brasília, e Pésaro (Itália) e também no teatro pelo Troféu Martim Gonçalves.
Depois de um jejum de mais de 25 anos no teatro, retorna em maio 2014 numa montagem dirigida pelo diretor baiano Gil Vicente Tavares com a peça QUARTETO de Heiner Muller em cartaz no ICBA de Salvador e participando do PORTO ALEGRE EM CENA. A peça rendeu seis premiações nacionais no CENIN.
Além de sua atuação como ator de teatro, cinema e TV, Bertrand foi diretor do projeto Boca de Brasa da Fundação Gregório de Matos, ministrou cursos e oficinas de teatro, foi sócio e fundador de uma agência de publicidade por 18 anos e agora comanda a produtora POP&CultContent, onde cria, produz e dirige comerciais, documentários e filmes para cinema e TV e é o atual diretor da DIMAS – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

Ramon Coutinho

Licenciado e Bacharel em História e Bacharel em Cinema e Audiovisual. Cursou roteiro cinematográfico na EICTV (Escuela Internacional de San Antonio de Los Baños – Cuba). Realizou diversos filmes e vídeos, além de oficinas e debates na área cinematográfica. É membro do CUAL (Coletivo Urgente de Audiovisual), grupo que promove ações tanto na produção de vídeos e curtas metragens, quanto na exibição e realização de oficinas.

Victor Aziz

Baiano, natural de Salvador. Graduado em Comunicação Social Rádio e TV, especializado em Audiovisual pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Experiência acadêmica em jornalismo, publicidade e propaganda. Gestor cultural, empreendedor e amante das artes. Acredita que a educação e a cultura aliados ao audiovisual podem transformar realidades. Ministra oficinas sobre Comunicação Audiovisual, Gestão e Elaboração de Projetos e temas relacionados a meio ambiente e preservação de bacias hídricas. Atualmente é membro do FAEGSUL – Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia, membro do Colegiado Setorial de Audiovisual da Bahia, membro do Conselho Municipal de Cultura de Itabuna, membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia e diretor do Núcleo de Produções Artísticas em Itabuna.

Mesa: “Podemos”

Com: José Araripe Jr., Gleiciara Ramos, Bertrand Duarte, Ramon Coutinho e Victor Aziz (Mediador).

 Data: 13 de junho, Sábado.

Local: Cine Santa Clara

Horário: 14:00