Notícias

Mostra Infantojuvenil do IV FECIBA pretende aproximar crianças e jovens da linguagem do curta-metragem

O universo escolar, o sertão, e as brincadeiras da infância são os principais temas dos curtas-metragens que serão exibidos na Mostra Infantojuvenil do IV FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que acontece de 1º a 7 de junho, no Cine Santa Clara, em Ilhéus. Seis filmes serão projetados gratuitamente, nos dias 5 e 6 de junho, às 10h, em duas sessões idênticas, com uma hora de duração. A atividade também inclui bate-papo posterior com os realizadores Edson Bastos e Henrique Filho, diretores de uma das obras que compõe a Mostra.

As obras cinematográficas selecionadas para a Mostra Infantojuvenil do IV FECIBA estimulam debates sobre temas importantes para a formação de crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que aproximam este público da linguagem do curta-metragem. “Entre ficções, documentários e animações, pretendemos apresentar a este público tão especial o que tem sido produzido na Bahia em formato curto, para cinema, abordando temas distintos, possibilitando diversão e aprendizado. Acreditamos que é na formação do olhar do jovem que teremos melhores apreciadores da nossa cinematografia”, afirma Edson Bastos, produtor executivo do IV FECIBA e um dos diretores de “É proibido menino calçado entrar na escola” (2013), juntamente com Henrique Filho.

Fazem parte da Mostra Infantojuvenil: “Amarelinha” (2013; Rafael Jardim), “Duas Marias” (2014; Júlia Lima Rosa), “É proibido menino calçado entrar na escola” (2013; Edson Bastos e Henrique Filho); “O homem que cantou as aves do sertão” (2012; Patrícia Moreira); “Evelyn, Evelyn” (2011; Júlia Lima Rosa) e “Meu Colégio Contra o Diretor” (2010; Tarcísio Messias). Cada filme tem entre 5 e 12 minutos de duração. As obras são voltadas para crianças a partir de nove anos e para o público em geral.

As escolas de Ilhéus, Itabuna e região, interessadas em levar seus alunos para assistirem à Mostra Infantojuvenil do IV FECIBA, deverão enviar um e-mail para contato@feciba.com.br até o dia 31 de maio para programar a ida de suas turmas. O agendamento está condicionado à capacidade máxima do Cine Santa Clara, que é 182 lugares.

O IV Festival de Cinema Baiano, a vitrine do cinema da Bahia, conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) por meio do edital Setorial de Audiovisual vinculado ao Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

Confira aqui mais detalhes sobre cada curta-metragem que será exibido na Mostra Infantojuvenil.