Mostras

Atualidades

A Mostra Atualidades busca exibir os filmes mais recentes, produzido por cineastas baianos, ou em território baiano ou ainda que traga a Bahia como tema. Ela apresenta os modos contemporâneos de produção do olhar sobre a arte do fazer cinematográfico. Nesta quarta edição, serão exibidos 06 filmes, dentre eles, 05 longas e 01 curta.

  1. A Coleção Invisível 
  2. ContraCorrente
  3. Depois da Chuva 
  4. Pinta
  5. Sinais de Cinza 
  6. Teodorico Majestade, As Últimas Horas de um Prefeito 

Retrospectivas

Buscando mostrar ao público, obras que marcaram a história da cinematografia baiana, neste ano a Mostra Retrospectiva, com 05 filmes em sua programação, também irá homenagear os cineastas Glauber Rocha e Olney São Paulo.

  1.     Bahia de Todos os Santos 
  2.     Manhã Cinzenta 
  3.     O Grito da Terra

Homenagem (Glauber Rocha)

  1. Terra em Transe 
  2. O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro 

Mostra Bahia Afora

O olhar do outro. A Bahia é cenário de muitas histórias e possui uma grande quantidade de artistas que levam nossa cultura para o mundo. Por isso a Mostra Bahia Afora apresenta filmes que abordam a Bahia e os Baianos pela perspectiva de diretores de outras partes do país, além de apresentar ao público baiano obras realizadas fora da Bahia e proporcionar um contato entre os realizadores e o público. 05 filmes, entre longas e curtas, fazem parte desta mostra.

  1. A mão que afaga 
  2. Aprender a ler para ensinar meus camaradas
  3. Calabouço 1968, um tiro no coração do Brasil 
  4. Pátio
  5. O Velho Rei 
  6. As Asas Invisíveis do Padre Renzo 

Mostra Bahia Adentro

A diversidade cultural e territorial da Bahia, nos expandiu a possibilidade de uma mostra para exibir o interior da Bahia. Desta forma, a Mostra Bahia Adentro, com 08 curtas, abre a possibilidade do interior se reconhecer nas telas do cinema.

  1. Dente de Ouro 
  2. ID
  3. Morreu Maria Preá 
  4. Não é São João em Inhambupe 
  5. No Seu Giro, Corpo Leve 
  6. O Armário 
  7. O Manifesto 
  8. Testemunho

Mostra Sexualidades

Apresenta o que há de mais recente em produção audiovisual com conteúdo LGBT, debatendo temas importantes para o aprofundamento do conhecimento sobre as sexualidades, preconceito e homofobia. A Mostra Sexualidade exibe um longa e um curta metragem em nossa programação.

  1. Fragrância
  2. Tatuagem

Mostra Infantojuvenil

Tem como foco filmes voltados às crianças. É um espaço aberto às escolas de Ilhéus, Itabuna e região e para o público em geral, voltado ao debate sobre temas importantes à formação de crianças e adolescentes. A Mostra Infantojuvenil acontecerá em dois dias, com a exibição de 06 curtas.

  1. Amarelinha
  2. Duas Marias 
  3. É proibido menino calçado entrar na escola 
  4. Evelyn, Evelyn 
  5. Meu Colégio Contra o Diretor 
  6. O Homem que Cantou as Aves do Sertão 

Projeto Pirilampo

O Projeto Pirilampo – Experimentação em Audiovisual, em sua segunda edição, ofereceu oficinas de pré-produção, produção e pós-produção de vídeos a jovens moradores do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. Durante o projeto, além das oficinas, ocorreram rodas de conversas e diversas interações que contribuíram para um amadurecimento crítico dos participantes. A proposta contemplou na realização de cinco curtas metragens, dos quais 04 serão exibidos na Mostra Infantojuvenil.

  1. Projeto Pirilampo

Mostra Competitiva de Curtas

A Mostra Competitiva de curtas-metragens selecionou 14 curtas produzidos por realizadores baianos. Os filmes concorrem as premiações de Melhor filme por voto popular e Melhor filme por juri técnico. O juri técnico também votará nas categorias Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Ator, Melhor Atriz. Os filmes premiados receberão o Troféu FECIBA confeccionado pelo Artista Plástico Goca Moreno. Os dois curtas vencedores da categoria Melhor filme, além do Troféu FECIBA recebem premiação em dinheiro.

Programa 01 (revolução, luta, provocações)

  1. Braseiro
  2. Do Infinito Adiante
  3. Exculturas
  4. Madrigal de Memórias
  5. Ofuscado

Programa 02 (sexualidade, padrões, sociedade)

  1. Habeas Corpus
  2. Lapso
  3. Otto Recicla 
  4. Sem Títulos 

Programa 03 (infância, cinema, circo, educação)

  1. Antônio e Maria
  2. Apreço
  3. Cidadão S/A
  4. Rua dos Bobos
  5. Sonhos