Notícias

Premiação de curtas é destaque no último dia de IV FECIBA

O último dia do IV FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que acontece desde 1º de junho, no Cine Santa Clara, em Ilhéus, conta com uma programação mais do que especial. Neste 7 de junho, além de atividades de formação para o audiovisual – Workshop e Rede de Negócios –, haverá a tão esperada Cerimônia de Encerramento e Premiação, na qual serão conhecidos os curtas-metragens vencedores da Mostra Competitiva.

Logo às 9h da manhã, acontecerá o Workshop “Direito autoral voltado para o cinema”, ministrado por Clara Iglesias Keller, advogada, assessora de diretoria, e representante da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), do Ministério da Cultura. A atividade se estende até às 10h30 e é restrita a inscritos. Haverá espaço para esclarecimentos em relação à lei 9.610 de 18 de fevereiro de 1998, a Lei dos Direitos Autorais, fazendo relações com os empecilhos encontrados na prática do fazer cinematográfico.

Em seguida, das 10h30 às 12h, a Mesa “A revolução vem do interior” vai propor discussões sobre o cinema e a ditadura militar no Brasil, trazendo à tona reflexões sobre como obras cinematográficas e seus realizadores podem influenciar processos de demandas por mudanças na sociedade. São convidados desta Mesa: Henrique Dantas, Olney São Paulo Júnior, Lula Oliveira, Geraldo Moraes e terá mediação de Marcelo Lins. A atividade é aberta ao público e a entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

No turno da tarde, das 14h às 16h, realizadores, produtoras e distribuidores independentes inscritos na “Rede de Negócios: Estratégias para o mercado da TV Paga” terão oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre o aspecto comercial do audiovisual. Participarão da Mesa: Sylvia Abreu, Solange Lima, e Ramiro Azevedo.

À noite, a partir das 19h, acontecerá a Cerimônia de Encerramento e Premiação do IV FECIBA. Dentre 110 filmes inscritos, o trio de curadores formado por Henrique Filho, Marialva Monteiro e Victor Aziz selecionou 14 obras para concorrerem na Mostra Competitiva de Curtas. Os prêmios são para Melhor Filme por Voto Popular, Melhor Filme por júri técnico, e outras nove categorias: Direção, Roteiro, Direção de Arte, Montagem, Desenho de Som, Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Ator, Atriz.

Por fim, duas obras fílmicas encerram a programação do IV FECIBA. Às 20h, o curta “Manhã Cinzenta” (Direção: Olney São Paulo; 1969) será exibido na Mostra Retrospectiva e, às 20h30, o longa-metragem “Sinais de Cinza” (Direção: Henrique Dantas; 2013), compõe a Mostra Atualidades.

Clique aqui e saiba mais sobre o Workshop “Direito Autoral voltado para o Cinema” e sobre a palestrante Clara Iglesias Keller

Clique aqui e saiba mais sobre a Mesa “A revolução vem do interior” do IV FECIBA e cada um de seus componentes

Clique aqui e saiba mais sobre a “Rede de Negócios: Estratégias para o mercado da TV Paga” e sobre cada um dos palestrantes

Clique aqui e saiba mais sobre a Mostra Competitiva de Curtas

Clique aqui e saiba mais sobre as Mostras do IV FECIBA

SAIBA COMO FOI: Sexta-feira, 6 de junho

O segundo dia de Mostra Infantojuvenil, seguida pela exibição de quatro vídeos produzidos pelos jovens do Projeto Pirilampo – Experimentação em Audiovisual, emocionou o público. A sessão contou com as presenças de estudantes do Colégio Estadual Flávio Araripe Goulart (Ilhéus), Colégio Estadual Aurelino Leal (Itacaré), e jovens da Fundação Marimbeta. Ao final das projeções, foi aberto o tradicional bate-papo com alguns realizadores das obras. Marialva Monteiro, uma das curadoras do IV FECIBA, comentou o trabalho feito pelos Pirilampos: “Estou encantada com as produções destes jovens! Não há diferença, em termos de qualidade, a vídeos profissionais”.

Samuel Reis, 17 anos, um dos Pirilampos, deu seu depoimento: “Estou muito emocionado em ver curtas meus e de meus colegas na telona. Estou me sentindo um grande cineasta!”. Victor Aziz, coordenador técnico e curador do IV FECIBA, além de ter trabalhado com oficineiro no Projeto Pirilampo, ressaltou a união dos jovens: “Todos os pirilampos participaram de todos os quatro vídeos, movidos por uma forte vontade de realizar junto”.