Notícias

IV FECIBA convida o público para segundo dia de programação

Nesta segunda-feira, 2 de junho, o IV FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que acontece até sábado, 7, no Cine Santa Clara, em Ilhéus, prossegue com suas atividades em prol da valorização da cinematografia da Bahia.

Das 9 às 13h, acontecem simultaneamente as Oficinas: Trilha Sonora (David Tygel), Figurino (Joana Gatis) e Continuidade (Inajara Diz). A atividade é restrita às pessoas que se inscreveram previamente.

No início da tarde, acontece o primeiro de um total de cinco Debates Online, que acontecerão entre 2 e 6 de junho, sempre das 14h às 15h30. Hoje, Emiliano José, Henrique Bastos e Edson Filho, Flávio Rebouças e Elson Rosário estarão presentes e disponíveis para responder perguntas do público que acompanha o IV FECIBA virtualmente, por meio do site oficial do evento, ou presencialmente.

Às 15h30, a Mostra Retrospectiva (gratuita) estreia com a exibição do longa-metragem “Bahia de Todos os Santos” (Direção: Trigueirinho Neto, 1960), como forma de mostrar ao público obras marcantes do cinema baiano. Em seguida, às 17h30, a Mostra Bahia Adentro (gratuita) exibirá oito curtas-metragens que abrem a possibilidade de o interior se reconhecer nas telas do cinema.

Posteriormente, às 19h30, a Mostra Bahia Afora (inteira R$ 8,00; meia R$ 4,00) projetará o curta “Pátio” (Direção: Aly Muritiba, 2013) e o longa “As asas invisíveis do Padre Renzo” (Direção: Jorge Felippe, 2014). Ao final de cada Mostra, realizadores dos filmes estarão presentes para um bate-papo com a plateia.

Clique aqui e acesse a programação detalhada dos Debates Online, de 2 a 6 de junho

SAIBA COMO FOI: Domingo, 1º de junho

A cerimônia de abertura do IV FECIBA contou com grande adesão do público e muitos elogios! Foram convidados ao palco para breves pronunciamentos Marialva Monteiro, representando a curadoria do Festival, a professora Mallú Mendes, representante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Victor Aziz, que falou em nome da Nuproart, Cristiane Santana, coordenadora geral, e Edson Bastos, produtor executivo do IV FECIBA.

Destacamos a declaração de Edson Bastos: “Adiantamos a informação de que a realização do V FECIBA já está garantida para 2015, ao mesmo tempo em que protestamos pela demora da reforma do Teatro Municipal de Ilhéus. Queremos que o FECIBA volte a acontecer no Teatro Municipal, pois lá tem a nossa cara”. O imóvel está fechado desde o final de 2012 para reforma, a qual ainda nem foi iniciada.

Após a exibição do filme “A Coleção Invisível” (Direção: Bernard Attal, 2012), produtores e membros do elenco marcaram presença,respondendo às questões do público e revelando um pouco dos bastidores de produção.

Cinema em família – Alexandre Magno e Lili Rusciolelli levaram os filhos Milena, 16, e Caetano, 12, para conferir a cerimônia de abertura e assistir a “A Coleção Invisível”. A família, que mora em Una, deslocou-se cerca de 60 km até Ilhéus especialmente por causa do IV FECIBA. “Das quatro edições, só não pude comparecer à de 2013. Gosto muito da visibilidade que os produtores de filmes podem ter com o FECIBA, é um incentivo à cultura e à reflexão”, afirmou Alexandre Magno, que é professor de História. A massoterapeuta Lili compartilhou suas expectativas diante do IV FECIBA: “Espero ver e aprender muitas coisas boas neste evento”. A família garante que retornará ao IV FECIBA, provavelmente para que os filhos assistam à Mostra Infantojuvenil.